Ser um líder



          Liderança é um assunto delicado na sociedade que vivemos. Muitos querem ser líderes, mas não conseguem e muitos acham que são líderes, mas estão aquém da habilidade.

           Liderar uma equipe de corrida de aventura é da mesma forma difícil. Durante uma expedição passamos por diversas situações de tomadas de decisão necessárias para prosseguirmos, escolha de rotas, paradas para dormir, quantia de comida e água que levaremos e assim por diante. Tudo o que decidirmos agora irá afetar o resultado futuro.

         Muitas vezes a equipe discute as alternativas possíveis e é papel do líder expor as opções ouvindo a opinião de todos para chegar a uma conclusão comum. Bons líderes criam um ambiente onde todos vislumbram objetivos comuns e eficientes, exploram o potencial de cada indivíduo, avalia os riscos e transforma ideias e opiniões em ações.

            contrário do que muitas pessoas pensam, liderança não tem nada a ver com poder. Entender como os outros veem a sua forma de liderar faz toda a diferença e confiar no líder é premissa básica para o bom funcionamento do time. Fazer os outros entenderem o porque de você estar querendo agir de certa forma sem impor a ação em questão e sim cativando a todos com competência e consciência.

         Liderança não se aprende em livros e sim na vida, exige tempo e vivência. Não pense que será um bom líder quando uma situação complicada aparecer, um bom líder é quem dia após dia pratica a liderança. Está o tempo todo tomando decisões e refletindo sobre as mesmas no futuro, repensando e percebendo onde acertou e onde errou. O ambiente natural das corridas de aventura nos obriga a ser autossuficientes e oferece um grande desafio social, eu diria que a tendência é errar ao invés de acertar pois estamos pressionados e passamos por situações inesperadas a todo instante. Parar, respirar, analisar, ouvir e agir é um papel muito rico e crucial.

         Todos nós podemos ser líderes em algum momento ao longo de uma prova, basta estar consciente o suficiente, mas não pense que isso é tarefa fácil. A boa liderança tem poder! Poder de energizar, envolver, motivar e fazer a equipe atingir a sua meta.


Texto da Cami





Deixe seu comentário:





+ postagens



Norteando a corrida de aventura
Norteando a corrida de aventura
Considerando os dias de hoje, cheios de conforto e conveniências, mordomias e tecnologia porque temos vontade de nos desafiar?

saiba mais
Um pouco sobre o Multisport
Um pouco sobre o Multisport
O multisport é o melhor treino físico para as corridas de aventura. Apura sua técnica para percorrer terrenos difíceis, deixa seu coração na boca o tempo todo e te ensina a fazer as transições o mais eficiente possível.

saiba mais
Ser um líder
Ser um líder
A boa liderança tem poder! Poder de energizar, envolver, motivar e fazer a equipe atingir a sua meta.

saiba mais
Eu vivo disso e para isso
Eu vivo disso e para isso
Às vezes acho que sou meio louco de largar o conforto da minha casa e ir dormir deitado no chão, com a cabeça apoiada numa pedra. Ou sair na chuva só com a roupa do corpo para passar cinco dias. Esgueirar-me dentro de uma mata tão densa que caus

saiba mais
Relato da Cowboy Tough - etapa do Circuito Mundial de Corrida de Aventura ARWS
Relato da Cowboy Tough - etapa do...
No início do ano, uma vontade intensa de mudar o rumo da minha vida competitiva pairava em minha mente. Estava vendo o quanto poderia ser feliz organizando minhas próprias expedições com o Gui para os lugares que mais gostaríamos de visitar e cu

saiba mais

Palavra do Aluno