Ser um líder



Liderança é um assunto delicado na sociedade que vivemos. Muitos querem ser líderes, mas não conseguem e muitos acham que são líderes, mas estão aquém da habilidade.

Liderar uma equipe de corrida de aventura é da mesma forma difícil. Durante uma expedição passamos por diversas situações de tomadas de decisão necessárias para prosseguirmos, escolha de rotas, paradas para dormir, quantia de comida e água que levaremos e assim por diante. Tudo o que decidirmos agora irá afetar o resultado futuro.

            Muitas vezes a equipe discute as alternativas possíveis e é papel do líder expor as opções e ouvir a opinião de todos para chegar a uma conclusão comum. Bons líderes criam um ambiente onde todos vislumbram objetivos comuns e eficientes, exploram o potencial de cada indivíduo, avalia os riscos e transforma ideias e opiniões em ações.

            Ao contrário do que muitas pessoas pensam, liderança não tem nada a ver com poder. Entender como os outros veem a sua forma de liderar faz toda a diferença e confiar no líder é premissa básica para o bom funcionamento do time. Fazer os outros entenderem o porque de você estar querendo agir de certa forma sem impor a ação em questão e sim cativando a todos com competência e consciência.

            Liderança não se aprende em livros e sim na vida, exige tempo e vivência. Não pense que será um bom líder quando uma situação complicada aparecer, um bom líder é quem dia após dia pratica a liderança. Está o tempo todo tomando decisões e refletindo sobre as mesmas no futuro, repensando e percebendo onde acertou e onde errou. O ambiente natural das corridas de aventura nos obriga a ser autossuficientes e oferece um grande desafio social, eu diria que a tendência é errar ao invés de acertar pois estamos pressionados e passamos por situações inesperadas a todo instante. Parar, respirar, analisar, ouvir e agir é um papel muito rico e crucial.

            Todos nós podemos ser líderes em algum momento, basta estar consciente o suficiente, e isso não é fácil, para tal tarefa. A boa liderança tem poder! Poder de energizar, envolver, motivar e fazer a equipe atingir a sua meta.





Deixe seu comentário:





+ postagens



Trilhe sua jornada
Trilhe sua jornada
A palavra aventura tem origem do latim Adventura que significa “por vir”, “por acontecer”.

saiba mais
Norteando a corrida de aventura
Norteando a corrida de aventura
Considerando os dias de hoje, cheios de conforto e conveniências, mordomias e tecnologia porque temos vontade de nos desafiar?

saiba mais
 A dúvida é mais útil que a certeza
A dúvida é mais útil que a certeza
Quanto desconforto você pode tolerar?

saiba mais
Um pouco sobre o Multisport
Um pouco sobre o Multisport
O multisport é o melhor treino físico para as corridas de aventura. Apura sua técnica para percorrer terrenos difíceis, deixa seu coração na boca o tempo todo e te ensina a fazer as transições o mais eficiente possível.

saiba mais

Palavra do Aluno